Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

13.12.10

OSMAR ALVES CARRIJO: UMA SAUDADE!

Por
Jean Kleber Mattos

Faleceu ontem nas proximidades de Brasília de causas naturais, o prestigiado pesquisador Osmar Alves Carrijo. Carrijo era formado em Engenharia Agronômica pela Universidade de Brasília (1976), com mestrado em Irrigação e Drenagem pela Universidade de São Paulo (1980) e doutorado em Solos e Irrigação pela Oregon State University (1988). Também era pós-doutorado da Florida State University (1997-98).
Aposentou-se em 2007 como Pesquisador III da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e professor associado da Universidade de Brasília. Sempre demonstrou grande experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem, atuando principalmente nos temas: cultivo protegido, hortaliças, gotejamento e fertirrigação.
Possuia elogiável experiência como administrador de pesquisa, tendo ocupado cargos de liderança e chefia na Embrapa Hortaliças em várias épocas de sua carreira profissional naquela Instituição.

No período em que coordenei o Programa de Pós-graduação em Ciências Agrárias pude estar mais próximo dele e perceber a grandeza de alma e a simplicidade que lhes eram próprias. Realmente um grande caráter com uma carreira brilhante. Cumpriu muito bem sua missão.

Certamente o Senhor o recebeu de braços abertos.

5 Comentários:

Anonymous Bérgson Frota disse...

Osmar Alves, uma grande perda,as ciências agropecuárias devem muito aos seus estudos. Sinto junto ao gestor do blog Sr, Jean Klebber a tristeza deste passamento.

13.12.10  
Anonymous Anônimo disse...

É sempre uma perda para ciência a morte de seus pesquisadores e para humanidade a partida de homens de bem. Abraços. Ângela R Gurgel

13.12.10  
Blogger Paulo Fraga Júnior disse...

Lamentavelmente perdi um amigo. Tive o prazer de te-lo como colega de trabalho no CNPH de 1981 até 2004 quando aposentei.

13.12.10  
Blogger Jean Kleber disse...

Obrigado, amigos, por suas manifestações. A homenagem a nossos bons amigos e colegas que fizeram a passagem lhes honra a memória.

16.12.10  
Blogger Arlete Marchi disse...

Era delicioso assistir ao Osmar defender com paixão os seus pontos de vista. E era uma lição quando procurava a conciliação entre os sócios durante as acaloradas assembléias da ABH.
Sentimos sua falta nos CBOs depois que se aposentou e sentiremos mais agora que passou para outra esfera.
Até mais, Osmar.

17.12.10  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial