PorJean Kleber Mattos
Faleceu ontem nas proximidades de Brasília de causas naturais, o prestigiado pesquisador Osmar Alves Carrijo. Carrijo era formado em Engenharia Agronômica pela Universidade de Brasília (1976), com mestrado em Irrigação e Drenagem pela Universidade de São Paulo (1980) e doutorado em Solos e Irrigação pela Oregon State University (1988). Também era pós-doutorado da Florida State University (1997-98).
Aposentou-se em 2007 como Pesquisador III da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e professor associado da Universidade de Brasília. Sempre demonstrou grande experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem, atuando principalmente nos temas: cultivo protegido, hortaliças, gotejamento e fertirrigação.
Possuia elogiável experiência como administrador de pesquisa, tendo ocupado cargos de liderança e chefia na Embrapa Hortaliças em várias épocas de sua carreira profissional naquela Instituição.
No período em que coordenei o Programa de Pós-graduação em Ciências Agrárias pude estar mais próximo dele e perceber a grandeza de alma e a simplicidade que lhes eram próprias. Realmente um grande caráter com uma carreira brilhante. Cumpriu muito bem sua missão.
Certamente o Senhor o recebeu de braços abertos.
5 Comentários:
Osmar Alves, uma grande perda,as ciências agropecuárias devem muito aos seus estudos. Sinto junto ao gestor do blog Sr, Jean Klebber a tristeza deste passamento.
É sempre uma perda para ciência a morte de seus pesquisadores e para humanidade a partida de homens de bem. Abraços. Ângela R Gurgel
Lamentavelmente perdi um amigo. Tive o prazer de te-lo como colega de trabalho no CNPH de 1981 até 2004 quando aposentei.
Obrigado, amigos, por suas manifestações. A homenagem a nossos bons amigos e colegas que fizeram a passagem lhes honra a memória.
Era delicioso assistir ao Osmar defender com paixão os seus pontos de vista. E era uma lição quando procurava a conciliação entre os sócios durante as acaloradas assembléias da ABH.
Sentimos sua falta nos CBOs depois que se aposentou e sentiremos mais agora que passou para outra esfera.
Até mais, Osmar.
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial