Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

13.11.10

SEU MATTOS COM 98 ANOS

Na foto,Seu Mattos semana passada, encarando seu lanche nas "tapioqueiras" em Fortaleza
Por
Jean Kleber Mattos

Foi nesta quinta feira, dia 11 de novembro de 2010. Sebastião Mattos Sobrinho (Seu Mattos) completou 98 anos.

Afinal, quem é Seu Mattos?

Sebastião Mattos Sobrinho, o Neném Matos, nasceu em 11 de novembro de 1912, no município de Campo Grande, hoje Guaraciaba do Norte na Serra da Ibiapaba, filho de João Gomes de Matos e Dionísia de Souza Matos. O pai era agricultor e comerciante e irmão de Sebastião Matos, importante chefe político de Ipueiras do Ceará. Instruiu-se e trabalhou desde cedo. Foi aluno de D. Ester, professora pioneira da cidade de Ipueiras e, na adolescência, trabalhou com o tio Sebastião, no escritório de seu armazém em Ipueiras. Na maioridade transferiu-se para Fortaleza onde conciliou trabalho e estudo.

Estudou no Ginásio São João e mais tarde habilitou-se em contabilidade na Academia de Comércio Padre Champagnat, onde foi aluno do professor e ídolo Antônio Martins Filho que era diretor e proprietário da academia. Nessa época constava no diploma o nome "Bacharel em Ciências Contábeis", título do qual sempre se orgulhou. Antônio Martins Filho seria, no futuro, reitor da Universidade Federal do Ceará.

Seu Mattos trabalhou em Fortaleza para o filho do famoso engenheiro João Thomé, na firma que levava o nome do dono, José Thomé de Saboya. Nesse período, conheceu Raimunda Baima de Abreu (D. Mundita), vindo com ela a casar-se em 1943.

Acometido de esgotamento por excesso de trabalho, foi aconselhado pelo famoso médico Costa Araújo a estabelecer-se em Ipueiras, lugar mais saudável segundo o médico. De volta a Ipueiras em 1946, contabilista formado, exerceu a profissão na cidade, fazendo a escrita de várias firmas, incluindo a do seu tio Sebastião e a do Tim Mourão.

Fundou na cidade, com a esposa e a sogra D. Luizinha, o Educandário Nossa Senhora da Conceição, que habilitava meninos e meninas ipueirenses a ascender ao curso ginasial. No Educandário, estimulou a prática dos esportes, construindo uma quadra de vôlei e promovendo também torneios de futebol, incluindo a participação de uma equipe de Fortaleza, o “24 de Maio”.
.
Integrava sempre com entusiasmo seus alunos à parada cívica do Dia da Independência, mediante impecável desfile com farda “engomada”, “fanabô”, fanfarra e carneirinhos embandeirados. Na data festiva, ao alvorecer, ia para a praça central acordar a cidade soltando bombas.

Foi Congregado Mariano em Ipueiras desde o vicariato de Monsenhor Fontenele até o de Padre Correia. Auxiliava o famoso Dr. Belo, juiz da comarca, nos movimentados júris que galvanizavam a cidade.

Em 1953 retornou a Fortaleza, inicialmente para a mesma firma que largara em 1946.Seguiu exercendo a profissão em vários escritórios da capital.

Em 1977 migrou com a esposa para Brasília indo morar com o filho Kleber. Em Brasília, aposentado, prestou serviços à Associação dos Engenheiros Agrônomos e à revista Fitopatologia Brasileira, esta sediada na Universidade de Brasília, recebendo sempre rasgados elogios pela qualidade de seu trabalho.

Nos anos 90 retornou a Fortaleza, onde reside até hoje em sua propriedade, próximo ao Shopping Iguatemi. Mesmo com a idade avançada vigia com desvelo sua biblioteca de 2.000 volumes.

Viúvo desde 2004, segue na vida buscando a alegria da amizade e do bom humor. Adora jantar nas "Tapioqueiras" em Fortaleza.

Seus fãs incondicionais, o filho, a nora Heloisa, os netos Daniela, Vanessa e Ivan, a bisneta Ana Júlia e mais algumas dezenas de familiares e amigos conquistados, cantam-lhe hoje, mais uma vez o “parabéns a você!”.

4 Comentários:

Blogger Vanessa da Silva Mattos disse...

Vovô! Parabéns! =)
Você é nosso exemplo!

21.11.10  
Anonymous Alpiano disse...

Será que eu tenho a sorte de chegar à idade de Seu Matos!!! Parábens Seu Matos.

22.11.10  
Blogger Jean Kleber disse...

Chega, sim!!!

23.11.10  
Anonymous Elisabete disse...

Seu Mattos, uma pessoa incrível! Tenho por ele um uma carinho muito grande, sinto-me um pouco sua filha. Adoro sua alegria de viver e sempre ri muito com suas piadas. No dia 11/11 seu aniversário sempre o parabenizo, mesmo em pensamento, pois minha filha Daniela nasceu no mesmo dia do avô.

29.12.10  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial