SEU MATTOS COM 98 ANOS
Afinal, quem é Seu Mattos?
Sebastião Mattos Sobrinho, o Neném Matos, nasceu em 11 de novembro de 1912, no município de Campo Grande, hoje Guaraciaba do Norte na Serra da Ibiapaba, filho de João Gomes de Matos e Dionísia de Souza Matos. O pai era agricultor e comerciante e irmão de Sebastião Matos, importante chefe político de Ipueiras do Ceará. Instruiu-se e trabalhou desde cedo. Foi aluno de D. Ester, professora pioneira da cidade de Ipueiras e, na adolescência, trabalhou com o tio Sebastião, no escritório de seu armazém em Ipueiras. Na maioridade transferiu-se para Fortaleza onde conciliou trabalho e estudo.
Estudou no Ginásio São João e mais tarde habilitou-se em contabilidade na Academia de Comércio Padre Champagnat, onde foi aluno do professor e ídolo Antônio Martins Filho que era diretor e proprietário da academia. Nessa época constava no diploma o nome "Bacharel em Ciências Contábeis", título do qual sempre se orgulhou. Antônio Martins Filho seria, no futuro, reitor da Universidade Federal do Ceará.
Seu Mattos trabalhou em Fortaleza para o filho do famoso engenheiro João Thomé, na firma que levava o nome do dono, José Thomé de Saboya. Nesse período, conheceu Raimunda Baima de Abreu (D. Mundita), vindo com ela a casar-se em 1943.
Acometido de esgotamento por excesso de trabalho, foi aconselhado pelo famoso médico Costa Araújo a estabelecer-se em Ipueiras, lugar mais saudável segundo o médico. De volta a Ipueiras em 1946, contabilista formado, exerceu a profissão na cidade, fazendo a escrita de várias firmas, incluindo a do seu tio Sebastião e a do Tim Mourão.
Fundou na cidade, com a esposa e a sogra D. Luizinha, o Educandário Nossa Senhora da Conceição, que habilitava meninos e meninas ipueirenses a ascender ao curso ginasial. No Educandário, estimulou a prática dos esportes, construindo uma quadra de vôlei e promovendo também torneios de futebol, incluindo a participação de uma equipe de Fortaleza, o “24 de Maio”.
Foi Congregado Mariano em Ipueiras desde o vicariato de Monsenhor Fontenele até o de Padre Correia. Auxiliava o famoso Dr. Belo, juiz da comarca, nos movimentados júris que galvanizavam a cidade.
Em 1953 retornou a Fortaleza, inicialmente para a mesma firma que largara em 1946.Seguiu exercendo a profissão em vários escritórios da capital.
Nos anos 90 retornou a Fortaleza, onde reside até hoje em sua propriedade, próximo ao Shopping Iguatemi. Mesmo com a idade avançada vigia com desvelo sua biblioteca de 2.000 volumes.
Viúvo desde 2004, segue na vida buscando a alegria da amizade e do bom humor. Adora jantar nas "Tapioqueiras" em Fortaleza.
4 Comentários:
Vovô! Parabéns! =)
Você é nosso exemplo!
Será que eu tenho a sorte de chegar à idade de Seu Matos!!! Parábens Seu Matos.
Chega, sim!!!
Seu Mattos, uma pessoa incrível! Tenho por ele um uma carinho muito grande, sinto-me um pouco sua filha. Adoro sua alegria de viver e sempre ri muito com suas piadas. No dia 11/11 seu aniversário sempre o parabenizo, mesmo em pensamento, pois minha filha Daniela nasceu no mesmo dia do avô.
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial