Por
Jean Kleber Mattos
.
Recebí hoje e-mail de meu colega, pesquisador Eduardo Feichtenberger com a seguinte nota:
"Com muita tristeza, informamos o falecimento da Dra. Victoria Rossetti no último dia 26 (domingo), aos 93 anos. Eminente fitopatologista, ela deu uma contribuição notável à fitopatologia nacional e internacional, com especial ênfase na patologia dos citros. Dra. Victoria continuará viva na memória dos seus amigos, familiares, ex-alunos, orientados e colaboradores e de todos os que tiveram o privilégio de com ela ter dividido grandes momentos. Saudades".
.
Na página do site do Instituto Biológico de São Paulo, onde trabalhou por décadas, está escrito: "Pesquisadora Emérita do Estado de São Paulo, reconhecida nacional e internacionalmente como uma das maiores autoridades em doenças das plantas cítricas, a Dra. Victoria já recebeu tantos títulos e prêmios que não temos aqui espaço disponível para relacioná-los".
.
Durante vários anos fui discípulo de Dra. Victória Rossetti especialmente de 1968 a meados dos anos 70 quando ela orientou um projeto de pesquisa sobre Patologia de Citros em Brasília. Na época eu trabalhava no Departamento de Pesquisas da antiga Fundação Zoobotânica do Distrito Federal.
.
Ficamos amigos. Eu já havia estagiado com ela no Instituto Biológico de São Paulo em julho de 1968.
.
A contribuição de Dra. Victória Rossetti para a Fitopatologia no Brasil é realmente inestimável. Dezenas de publicações com resultados de pesquisas que muito contribuíram em particular para o sucesso da citricultura nacional.
.
Cumpriu muito bem sua missão, mestra!
Siga no caminho da Luz, querida amiga! Será muito bem recebida!
.
1 Comentários:
A ciência fica mais pobre quando perde seus pesquisadores. Que ela seja recebido na glória de Deus. Abraços. Ângela R Gurgel
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial