FELIZ ANO NOVO
O Povo - 04 Jan 2010
Adentramos, afinal, o ano de 2010. E a respirar a atmosfera pós Conferência do Clima, em Copenhague, considerada ambígua pelo Green Peace: de um lado, um fracasso, já que os líderes mundiais não conseguiram o esperado acordo sobre o aquecimento global do Planeta; de outro, felizmente, o sucesso, a revelar a força da sociedade civil a pressionar os governantes. Em outros termos: a crença de que, se não podemos mudar a ciência, adequando-a ao pouco avanço da Conferência, poderemos mudar os políticos.
Em nosso País, o presidente Lula já havia anunciado proposta de tornar a corrupção um crime hediondo, a indagar-se retórico: ``O que é afinal um paraíso fiscal senão fruto da corrupção?``
Quem colaborou à distância e por meio de petições, enviando recados, descobriu quão frustrante é ver a política e a economia fazerem refém o futuro da humanidade. Daí, o apostar-se num contínuo processo de educação não formal: ``... nos momentos de desânimo, devemos lembrar que temos de seguir em frente (...) engajando o setor privado, os governos locais e as outras pessoas para transformar nossa comunidade e criar mais pressão!``
Missão, sem dúvida, que há de ser abraçada por nossa educação, no sentido lato e restrito de nossa Lei de Diretrizes e Bases (LDB): escola, família, igrejas, meios de comunicação, agremiações políticas. Haveremos de despertar, em nossas crianças, jovens e cidadãos enfim, uma consciência ecológica.
Sinais desse aquecimento aí estão evidentes. O planeta se aquece, os dilúvios se ensaiam, cada vez mais perto de nós, Noés sem arca a clamar por um planeta ecologicamente sustentável.
Que 2010 nos traga o darem-se mãos, cabeças e corações de todos nós para salvar o planeta, ciência, tecnologia e serviços voltados para esse tal horizonte.
Aí, teremos um feliz Ano Novo!
Marcondes Rosa de Sousa, advogado, é professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Estadual do Ceará (UECe). É uma das maiores autoridades em educação do Brasil. Ex-presidente do Conselho de Educação do Ceará e do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação, é Colunista do jornal " O Povo ", onde mantém seus artigos quinzenais.
2 Comentários:
Eis a saudação do professor Marcondes Rosa de Sousa para iniciarmos o 2010 com otimismo e determinação!
Valeu, mestre!
Esperamos que pessoas com consciência ecológica, entre as quais você é das notórias, convença não só a nossos cientistas como a todos os cidadãos, que os exemplos a que estamos, bem perto de nós, assistindo, tendem a se agravar. E, como, no artigo sugiro, não existe hoje uma confiável "arca de Noé", como nos tempos relatados pela Biblia. Agora, temos de olhar é para o apocalipse", que nos é um aviso mais que uma ameaça.
São meus votos a todos.
Marcondes
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial