Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

4.1.10

FELIZ ANO NOVO

Por
Marcondes Rosa de Sousa
O Povo - 04 Jan 2010

Adentramos, afinal, o ano de 2010. E a respirar a atmosfera pós Conferência do Clima, em Copenhague, considerada ambígua pelo Green Peace: de um lado, um fracasso, já que os líderes mundiais não conseguiram o esperado acordo sobre o aquecimento global do Planeta; de outro, felizmente, o sucesso, a revelar a força da sociedade civil a pressionar os governantes. Em outros termos: a crença de que, se não podemos mudar a ciência, adequando-a ao pouco avanço da Conferência, poderemos mudar os políticos.
Em nosso País, o presidente Lula já havia anunciado proposta de tornar a corrupção um crime hediondo, a indagar-se retórico: ``O que é afinal um paraíso fiscal senão fruto da corrupção?``
Quem colaborou à distância e por meio de petições, enviando recados, descobriu quão frustrante é ver a política e a economia fazerem refém o futuro da humanidade. Daí, o apostar-se num contínuo processo de educação não formal: ``... nos momentos de desânimo, devemos lembrar que temos de seguir em frente (...) engajando o setor privado, os governos locais e as outras pessoas para transformar nossa comunidade e criar mais pressão!``
Missão, sem dúvida, que há de ser abraçada por nossa educação, no sentido lato e restrito de nossa Lei de Diretrizes e Bases (LDB): escola, família, igrejas, meios de comunicação, agremiações políticas. Haveremos de despertar, em nossas crianças, jovens e cidadãos enfim, uma consciência ecológica.
Sinais desse aquecimento aí estão evidentes. O planeta se aquece, os dilúvios se ensaiam, cada vez mais perto de nós, Noés sem arca a clamar por um planeta ecologicamente sustentável.
Que 2010 nos traga o darem-se mãos, cabeças e corações de todos nós para salvar o planeta, ciência, tecnologia e serviços voltados para esse tal horizonte.

Aí, teremos um feliz Ano Novo!

Foto:
Site thumbs.dreamstime.com/thumb_416/1246978609k11new.jpg

Marcondes Rosa de Sousa, advogado, é professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Estadual do Ceará (UECe). É uma das maiores autoridades em educação do Brasil. Ex-presidente do Conselho de Educação do Ceará e do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação, é Colunista do jornal " O Povo ", onde mantém seus artigos quinzenais.

2 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

Eis a saudação do professor Marcondes Rosa de Sousa para iniciarmos o 2010 com otimismo e determinação!
Valeu, mestre!

4.1.10  
Blogger Marcondes Rosa de Sousa disse...

Esperamos que pessoas com consciência ecológica, entre as quais você é das notórias, convença não só a nossos cientistas como a todos os cidadãos, que os exemplos a que estamos, bem perto de nós, assistindo, tendem a se agravar. E, como, no artigo sugiro, não existe hoje uma confiável "arca de Noé", como nos tempos relatados pela Biblia. Agora, temos de olhar é para o apocalipse", que nos é um aviso mais que uma ameaça.

São meus votos a todos.

Marcondes

4.1.10  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial