Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

3.10.08

FORTALEZA

Por
Luiz Alpiano Viana

O fortalezense é abençoado por Deus porque tem manhã de sol propícia para caminhar e respirar o ar puro de que tanto necessita. O Calçadão Beira Mar, da Praia de Iracema, fica completamente tomado por pessoas de todas as idades, nacionalidades e etnias. Correm ou caminham e depois do esforço físico tomam água de coco para hidratá-los.
.
Na orla marítima estão localizados os principais hotéis de quatro e cinco estrelas. A maioria dos turistas, principalmente europeus, tem residência fixa em Fortaleza; outros investem vultosos capitais, gerando centenas de empregos no Estado. Num pestanejar, vê-se a nudez sagrada e inviolável das praias, as quais parecem cobertas de tapetes estendidos à espera de divindades.
.
O vento forte e rasteiro altera a geografia do ambiente, e a areia avança e engole casas e casebres. Impelidos por esse mesmo vento, os coqueirais se curvam como que dando boas vindas ao visitante que aqui é tratado de forma afetiva. As ondas escumam, e ao reviram o fundo do mar, trazem à tona algas das mais variadas espécies. Algumas são verdes, outras, verdes douradas. Após todo esse processo são tratadas como lixo oceânico. O mar as expulsa de seu seio, como quem diz ao homem: conserve o meio ambiente para a sobrevivência do planeta.
.
O vento geme e assobia enfurecido. Reclama com quem destrói, ao invés de proteger, a natureza. Percebe-se, pois, que nem o mar, nem o vento estão em seus melhores dias de calmaria. Este varre toda a sujeira da areia, e aquele lembra Dorival Caymmi e Ulisses Guimarães. Crianças constroem castelos de areia, catam conchas, mas sempre acompanhadas dos pais.
.
O cenário desmonta qualquer avó, e a saudade arde no coração. Uma lágrima escapole! Não tem jeito! É assim que se chora de saudade quando revivemos momentos de ouro que jamais voltarão. De frente à barraca, um homem quarentão cuida da filha, cujos traços fisionômicos não negam a origem latina. Eles conversam como dois adultos e brincam como duas crianças. Fiquei muito tempo a observá-los. Notei então que estavam realmente a sós. A mãe não estava presente. A guarda compartilhada, aprovada recentemente, determina mais participação dos pais junto aos filhos. O casal divide as responsabilidades.
.
Hoje para essa família é, sem dúvida, o dia do pai. Para minha surpresa, ao lado oposto outro pai faz a mesma coisa com os filhos. E graças a Deus, eles são fantásticos, cuidadosos e carinhosos. De vez em quando ficam juntos à beira d'água, e com o vai-e-vem da maré, eles pulam e gritam de alegria. São de fato crianças, sendo que uma delas tem corpo de adulto e as outras, de menino. Mesmo brincando, ele não se afasta um só minuto. Tem a hora de ser adulto e pai, e também, a de ser moleque.
.
Como produto do meio, o homem é adaptável facilmente às adversidades! Amanhã estará no batente. Pode ser um alto executivo, um médico ou um catador de lixo, que como qual pessoa têm direito à diversão. Ainda bem que a guarda compartilhada veio para corrigir falhas e orientar na formação de filhos de pais separados. Há mais presença de ambos os lados, os filhos se sentem mais amados, mais protegidos e com formação mais humanizada.
.
Não existem praias mais lindas que as do Ceará! Em nenhum lugar do mundo as águas são mais mornas e tão aconchegantes como as nossas! Não há gente mais hospitaleira que o cearense! O sorriso dele está escancarado nos lábios, mesmo sabendo que as dificuldades de sobrevivência daqui são um cancro social. A capacidade de receber o visitante é característica nata desse povo.
.
Como diz o poeta, Fortaleza é realmente a loura desposada do sol. A cidade acorda pensando em mar, praia e poesia. O turista dos estados onde não tem praia, são os mais animados e ao mesmo tempo os mais desconfiados com o mar. Ali bem perto, encontra-se a Ponte Metálica, um dos pontos turísticos que dão vida ao gigantismo que a natureza proporciona com o adeus do sol que mergulha silenciosamente nas águas ao entardecer.
.
Não se emociona você com tão lindo quadro? Pois bem, acredite, ele foi pintado pelo Mestre de todos os Mestres! Obra ao menos parecida, ainda não faz, o homem de nosso tempo. Verdadeiramente nunca fará. Céu límpido, mar e sol são o símbolo de Fortaleza. Venha conhecê-la e se sensibilize com as belezas naturais de nosso litoral que tem 572km de extensão, com belíssimas praias.
.
Os amantes da prosa e do verso rastejam essas maravilhas e as descrevem com romantismo poético. Dá gosto ler e escrever poemas sobre essas paragens que muita gente cataloga nas páginas coração com as mais variadas rimas. A Praia do Futuro, por exemplo, com cerca de sete quilômetros de extensão, é um dos principais cartões postais que a cidade tem.
.
Aqui tudo é original. Até mesmo o sol que carinhosamente muda nossa tez, ao mesmo tempo nos prepara convenientemente para um encontro com a virgem dos lábios de mel. Conheça essas duas beldades que encantaram José de Alencar....
Encante-se, você também, com elas. Venha nos conhecer!
.
Foto: Praia de Iracema site
padetec.ufc.br/novapagina//ivsboe/images/iracema.JPG
.
Luiz Alpiano Viana, nascido e criado em Ipueiras, morou mais tarde em Crateús. Atualmente é funcionário aposentado do Banco do Brasil. Morou no Distrito Federal até meados de 2007 quando finalmente voltou a morar no Ceará, em Fortaleza.

5 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

O escritor do século é Machado de Assis. Desculpem-me os leitores.

3.10.08  
Blogger Jean Kleber disse...

Alpiano homenegeia Fortaleza e o faz com riqueza de detalhes e de sentimento. Todas as belezas naturais e da civilização que ele descreve tão bem formam um patrimônio inestimável. Motivo de orgulho dos cearenses.

3.10.08  
Anonymous Anônimo disse...

Um canto de amor a Fortaleza, esta bela capital alencarina. Abraços.

3.10.08  
Anonymous Anônimo disse...

ALPIANO VIANA.COMO O ANAJE SERENA AS ASAS, SOBRE NASSA FORTALEZA EM BELA PROSA,E FAZ LINDA POESIA EM SEU TEXTO,RECLAMA A SINUOSIDADE DOS AMANTES ,E LEMBRA A IRACEMA DE UMA NOITE CÁLIDADO.

11.10.08  
Anonymous Anônimo disse...

LUIZ,MAIS UMA VC NOS DELICIA COM UM TEXTO TÃO LINDO E HUMANO...PALAVRAS ASSIM SÓ PODERIAM VIR DE VC MEU AMOR!!VEJO QUE ESTÁ TOTALMENTE APAIXONADO POR FORTALEZA,POIS SÓ ALGUEM APAIXONADO FALA TÃO LINDAMENTE DE ALGUEM OU DE UM LUGAR COMO O FEZ!PARABÉNS E FIQUE COM MEU BEIJO.GRAÇA CHAVES

17.10.08  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial