ASSIM ERA IPUEIRAS NAS NOITES DE NATAL

Bérgson Frota
.
A praça central era a mais iluminada.
Muitas luzes amarelas em espaços próximos faziam dela uma verdadeira fonte de luz que se destacava na cidade inteira.
Era para lá principalmente que corria toda a garotada, fascinados pela luminosidade e alegria contagiante que só o natal nos fazia sentir.
As casas eram enfeitadas com adornos brilhantes e pisca-piscas, e poucas deixavam de ter uma árvore de natal recheada de bolas de vidro coloridas postas quase sempre à vista de quem por fora olhasse com fácil curiosidade.
Logo que a noite mais se adiantava, casais maduros e jovens passavam em direção à igreja matriz. Caminhavam numa harmonia respeitosa e lenta para esperar na nave do templo ou no amplo patamar em frente, o início da missa do galo.
A noite corria e as luzes que brilhavam iam aos poucos se apagando, a constelação que para mim parecia pregada naquela cidade cercada de morros, misteriosamente sumia e o sono me tomava. Pela manhã os presentes.
E o fascínio em procurar e abri-los, fazendo de conta que o bom velhinho e não meus pais, era quem os trouxera.
E foi nessa alegria que os natais naquela pequena cidade me marcaram.
O tempo passou, mas a magia daquelas noites em Ipueiras ficaram gravadas.
E sempre quando chega o natal, eu já adulto e já distante, caminho nas lembranças daquelas ruas, que minha memória trabalha e as reconstrói, onde o tempo parecia eterno e nunca passava, onde a cidade plena de alegria plasmava uma atmosfera de paz e luz que emanava fantasia.
Assim eram as noites iluminadas de natal em Ipueiras, assim foram às noites iluminadas de natal em Ipueiras, e lá estava eu, longe do tempo onde sobre elas um dia haveria de escrever.
Foto noturna de Ipueiras: acervo do autor.
__________________________________

5 Comentários:
Este é o primeiro Natal do blog Suaveolens. Realmente uma experiência muito rica. Tantas crônicas e contos. Esta, de Bérgson Frota, especial, focando o Natal na Ipueiras de sua infância. Aproveitem. Parabéns.
Ao sr. Jean Kleber e família, a sra. Tereza do Tim e família um feliz natal e próspero ano novo, concretização dos sonhos e bençãos para todos. Fica como presente para todos deste grande blog uma crônica que festeja a sublimidade desta data em Ipueiras nos anos 70.
Bérgson Frota
Bérgsn, obrigada pelo presete. Feliz Natal para Você e tudo de bom.
A Jean Kleber, Heloisa, Vanessa Ivan, Tereza Mourão, um super Natal cheio de Paz e muita luz.
Um abraço,
Dalinha
Alo Bergson,
tambem carrego pelo mundo afora comigo a lembranca dos meus Natais vividos em Ipueiras: as cortinas que minha mae pendurava nas portas - e eram muitas - nas datas festivas.No Natal as cortinas eram especiais, mas smepre as mesmas que ficavam o ano todo esperando este dia de festa.
Uma boa entrada 2008 para todos meus contarraneos,
Darci ( do seu Camaral)
Amigo, como sempre um excelente trabalho, atrasado são meus votos de Feliz Natal, que tenha sido para você e os seus e que neste Ano Novo tudo saia melhor e finalmente faço votos para em breve ter em mãos o livro que me falou publicar. Abraços do Pedro.
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial