Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

16.12.07

O CASARÃO DA OTACILÂNDIA

Por
Bérgson Frota

Situado ainda numa região de mata semi-virgem, cercada de oitizeiros, oiticicas e jatobás, guarda o casarão da Otacilândia uma ostentosa porém rústica arquitetura.

Embora não esteja em um morro, a parte detrás da construção termina numa íngreme descida de pedras, grandes árvores e mata fechada que se cuidadosamente percorrida, chega-se ao sinuoso rio do Engenho, ainda recebendo água das grotas para mais adiante juntar-se a outro, e formar novo rio.

Outrora conhecido como Engenho dos Padres, a construção remonta a primeira metade do século XIX, passando ainda no mesmo século para a família de um potentoso coronel da região.

Assim descreveu de forma detalhada sua impressão sobre o casarão o Pe. Francisco Correia em obra publicada : “Próximo a Ipueiras há um lugarejo chamado Engenho, de propriedade do conhecido político Otacílio Mota. O Coronel Otacílio faleceu em 1948, e esse lugar passou a se chamar “Otacilândia”.

É um bom sítio, distinguindo-se sobretudo pelo seu casarão de 260 portas e janelas, com o aspecto de uma verdadeira Babilônia, tão grande é esta casa. No seu conjunto possui também uma capela privada.”

Outro fato faz do casarão da Otacilândia um ponto de importância histórica para a política de Ipueiras e de toda zona norte da região do Estado. Foi lá que nasceu e cresceu até vir a residir em Fortaleza o destacado político Aquiles Peres Mota.

Com o passar dos anos o casarão sofreu poucas reformas. Permanecendo quase inalterado, sendo ainda habitado, é um marco na história que delimita e descreve as grandes moradias pertencentes aos antigos coronéis, há muito assentadas e pouco preservadas aos pés da azulada Ibiapaba.

( Publicado no O Povo, Fortaleza-Ce, em 17.11.2007)
__________________________________
Foto do Casarão da Otacilândia : acervo do município de Ipueiras.
__________________________________
Bérgson Frota, formado em Filosofia/Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), é um prestigiado cronista ipueirense e pesquisador da história e da geografia do Ceará, especialmente da cidade de Ipueiras. É professor visitante da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e professor de Grego Clássico no Seminário da Prainha - Fortaleza.

6 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

Mais um trabalho do pesquisador Bérgson Frota a enriquecer o patrimônio literário e cultural de Ipueiras. Desfrutem.

16.12.07  
Anonymous Anônimo disse...

Acho que uma vez quando morava ainda em Ipueiras fui a Otacilândia, a gente chamava só de Otacilândia, de fato lá tinha um casarão velho mas em pé, me admiro que hoje ainda esteja quase do mesmo jeito e seja habitado. Era o caso até de se tombar como patrimônio de Ipueiras,matéria muito boa, parabéns.

16.12.07  
Blogger Dalinha Catunda disse...

Muito bom esse relato do Bérgson. Os blogs cumprem, hoje, um papel importante. Além de divulgarem escritores divulgam também cidades, como Ipueiras, provocando a curiosidade dos que moram fora e incentivando o turismo.

16.12.07  
Anonymous Anônimo disse...

Bérgson, seus trabalhos são muito abrangentes, acho que você pode escrever sobre tudo de forma bonita e que dá vontade da gente ler, este é um, este casarão fica mais bonito quando você fala sobre ele. Olha é Natal, manda um trabalho sobre o Natal, Ipueiras está muito enfeitada muito bonita, você pode falar do clima em Ipueiras no Natal.

17.12.07  
Anonymous Anônimo disse...

Sou eu de novo, faz um conto como a Dalinha fez, ficou lindo, está no Cantinho da Dalinha. Boas festas e feliz Natal.

17.12.07  
Anonymous Anônimo disse...

Agradeço ao sr. Jean Kléber, ao Pedro Ailton que apesar de prometer nunca aparece em Ipueiras (rsrsrs), brincadeira amigo, Dalinha como sempre a me dar sua importante opinião e comentário e finalmente Lurdinha, a você agradeço os últimos comentários. A propósito, lhe respondendo tenho um trabalho sobre o natal e em breve enviarei. Um renovado agradecimento a todos, abraços.

Bérgson Frota

18.12.07  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial