Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

30.10.07

EX ISSO OU AQUILO

Por
Marcondes Rosa de Sousa

Três cenas a exalar esperanças. Duas, dias atrás. Hoje à noite, a final. De início, café-da-manhã, orquestrado por Clóvis Catunda, entre professores e pensionistas aposentados da UFC (hoje uns 800). Pauta, a angústia de todos por se mostrarem úteis, pelo abraço produtivo, na sociedade, entre "cabeças" (os intelectuais), "mãos" (os gestores) e o "tato" (os políticos).
.
Isso, em meio ao clima geral de um "cansei" de ser apenas um "ex isso ou aquilo". Dias depois, sessão solene da Assembléia Legislativa, a comemorar os 39 anos da Universidade Vale do Acaraú. O mundo acadêmico, social e político, ali a louvar a interiorização universitária pelo Ceará, outras regiões do País e da África, feita pela UVA, em muito com a colaboração de aposentados, quando ali ressaltamos o empenho de cabeças, tato e mãos de todos nós em tal jornada.
.
Hoje à noite, na sede da Fiec, a terceira cena esperada. Quando ali se empossa, no Projeto Rondon /Ce, o deputado José Teodoro Soares , acolitado por acreditados atores. Num Rondon que, desde os 60', vem integrando regiões, saberes do mundo acadêmico, mas que, doravante, quer ir além, no esforço social mais amplo da integração de "cabeças", "mãos" e "tato", hoje a se atropelarem no infantil balbucio dos anacolutos.
.
A Federação das Indústrias, mais que símbolo, já reconhece a indústria para além das chaminés, aí tendo assento as do conhecimento. E o gesto de hoje passa a ter pragmático apelo: o de que, entre nosso mundo intelectual, o da gestão (pública e privada) e o do político, celebre-se pacto duradouro e histórico, em torno da "responsabilidade social", a se pensar lei, no País, além da fiscal.
.
Possível, sim, a partir do Ceará, terra onde o sol libertário sempre nasceu mais cedo. Que professores de outras esferas (pública e privada) juntem-se nesta corrente!

___________________________________

Crônica originalmente publicada no jornal O Povo de Fortaleza-CE em 29/10/2007
___________________________________
Foto das comendas: http://www.jbcultura.com.br/cafe/lorenam.jpg
Foto de passeata de aposentados em Berlim:
http://www.dw-world.de/image/0,,1943078_4,00.jpg
___________________________________
Marcondes Rosa de Sousa, advogado, é professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Estadual do Ceará (UECe). É uma das maiores autoridades em educação do Brasil. Ex-presidente do Conselho de Educação do Ceará e do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação, é Colunista do jornal " O Povo ", onde mantém seus artigos quinzenais.

1 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

A crônica "Ex isso ou aquilo", de Marcondes Rosa, lança uma luz sobre um assunto delicado: a aposentadoria. Esta, quando compromete conhecimento acumulado (caso dos professores), reveste-se de apelo especial, pois o saber não ocupa espaço e sentir-se útil e prestigiado aumenta a expectativa de vida e saúde por elevação da autoestima.E não apenas isso: professores aposentados são um importante recurso que está a merecer um olhar mais avançado nos termos da economia!Parabéns, professor Marcondes.

30.10.07  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial