Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

18.10.07

ÍCONES CULTURAIS

Por
Marcondes Rosa de Sousa

Ipueiras. Distrito de São Gonçalo da Serra dos Cocos. O País dos Mourões, na voz de Gerardo, "nosso Dante" disse Drumond de Andrade, e a celebrar 250 anos de sua Matriz. Palco das "fratricidas brigas", expressas em ruínas.

Isso, a par de tentativas como as de reforma agrária por Dom Fragoso. Ali perto, experiências ensaiadas de agricultura familiar. Até, nascente indústria de polpa de frutas. Olhar, aí, para a frente, a flecha do arco da paz a quebrar-se. Como o Cristo da Caatinga, que, embora arranhado por incômodas torres a seu redor, mira, em reta, a Bica do Ipu, sob a pauta dos sonhos de Nagib, prosaico mourão a sonhar com a "grande metrópole entre as duas cidades".

No imaginário das pessoas, pingas, fartos em toda a região, a se somarem a estações ferroviárias, igrejas e a Casa da Otacilândia, com suas 120 portas, a desenhar o progresso. Tudo isso, num tempo em que o patrimônio histórico e cultural pode tomar, como o fez, o próprio samba como um dos monumentos de nossa cultura. Escola é preciso.

Mas, aí, a lição que confessou ter aprendido Ariosto Holanda, de D. Aureliano Mattos: "sem arte e sem ofício, não somos filhos de Deus ou cidadãos". Centecs e CVTs se impõem. Observo o grau de saber de populares a ler "ícones" a lhes pautar o amanhã.

E, em Fortaleza, tento levar tais traduções do sentimento coletivo ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que se dispõe ao estudo de tais sentimentos, onde o cultural traduz sentimento do povo e aponta soluções concretas para seu desenvolvimento.

E a mim, acode a sensibilidade para o concreto que invadiu ao industrial Edson Queiroz quando lançamos a Rádio Universitária e divulgávamos as "águas": "Vocês me chamaram a atenção para algo mais importante. Não queimam e todos precisam". Nasceu-nos indústria da água mineral!
________________________________________
Publicado no jornal O Povo em Fortaleza-CE em 15/10/2007
________________________________________
Fotos: Altar de São Gonçalo, Prédio da Prefeitura de Ipueiras, Estação Ferroviária e a "Casa das 120 Portas" (Otacilândia). Acervo do autor.
________________________________________
Marcondes Rosa de Sousa, advogado, é professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Estadual do Ceará (UECe). É uma das maiores autoridades em educação do Brasil. Ex-presidente do Conselho de Educação do Ceará e do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação, é Colunista do jornal " O Povo ", onde mantém seus artigos quinzenais.

2 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

Os olhos no futuro têm que estar. Os pés no passado, sem esquecer a história e as conquistas.Os valores éticos. Nossa memória será uma alavanca e não apenas lembranças.Parabéns ao autor pelo resgate.

18.10.07  
Anonymous Anônimo disse...

Marcondes,que bom que as gerações futuras terão oportunidade de conhecer a Ipueiras do passado, que se fará presente através do tombamento patrimonial. Parabéns ao autor pelo idealismo de preservar os ícones históricos do município.

18.10.07  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial