Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

7.5.11

CARTA À MÃE

Por
Bérgson Frota
.
Mãe, já faz tempo que não te escrevo.
Imagino como tu estás hoje. Com cabelos brancos, mais a parecer prateados, sentada em tua cadeira de balanço, a ler esta carta e relê-la, dedicando tua atenção terna e amorosa.
Sabe Mãe, acredito que a carta que ora lês, pode te soar fria e distante, embora não é, garanto-te.
É que o papel e as letras por mais cheias de adornos e ricas em sentimentos, não são capazes de fazer vibrar as ondas de amor, de gratidão e afeto a ti dedicados neste dia, o teu dia.
Fostes tu que quando deste-me a vida, perdeu noites de sono com o meu choro e alimentou-me com o teu carinho, afeto e amor.
Mais tarde encheu-me as noites com as mais belas histórias, cujo repertório encantado não tinha fim.
Ensinou-me a falar, sustentou-me nos primeiros e incertos passos e de mim cuidou, até que de cuidado, passei a me cuidar sozinho.
A carta que ora te escrevo, e como já mencionei, é pobre em expressar os sentimentos vivos que intento passar-te, não peca porém pela a intenção.
O ato de te enviá-la é rico e nobre.
É cheio de uma santa vontade que por si só se justifica.
Nos anos que passaram, e nós a nos distanciarmos, tu te tornastes mais bela, sábia, mais querida e mais amada por mim.
Quero que saibas que és, fostes e serás sempre a fonte eterna e primeira de carinho e amor deste teu filho distante, porém sabedor e presente espiritualmente, de todas as bênçãos concedidas pelo Criador através de ti, Mãe, única e sempre tão querida Mãe.


Gravura : colégiouniversitas.com.br

Bérgson Frota, escritor, contista e cronista, é formado em Direito (UNIFOR), Filosofia-Licenciatura (UECE) e Especialista em Metodologia do Ensino Médio e Fundamental (UVA), tem colaborado com os jornais O Povo e Diário do Nordeste, desenvolvendo um trabalho por ele descrito de resgate da memória cultural e produzindo artigos de relevância atual.
.
.
Nota do blog:
Além da bela crônica do professor Bérgson, o "Suaveolens" recebeu do colaborador Gonçalo Felipe, de Nova Russas, alguns dizeres inspirados alusívos ao Dia das Mães. Vejam:
3 Anos: "Mamãe, te amo." 11 Anos: "Mãe, não enche." 16 Anos: "Minha mãe é tão irritante." 18 Anos: "Eu quero sair de casa." 25 Anos: "Mãe, você tinha razão." 30 Anos:" Eu quero voltar pra casa da minha mãe." 50 Anos: "Eu não quero perder a minha mãe." 70 Anos: "Eu abriria mão de TUDO pra ter minha mãe aqui comigo.
Abraços

6 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

Em homenagem ao Dia das Mães, o blog Suaveolens tem o prazer de oferecer aos seus leitores a crônica do professor, cronista e contista Bérgson Frota, intitulada "Carta à Mãe". Desfrutem.

7.5.11  
Anonymous Edvânia Pereira disse...

Parabenizo o autor por este belo trabalho. As mães são nossos verdadeiros tesouros e só nos damos conta muitas vezes quando as perdemos. Ontem lembrei da minha e o único abraço que lhe dei em retribuição por tudo foi numa foto, rezei e pedi a Deus que lhe iluminasse.

9.5.11  
Anonymous Silverlânio disse...

Um presente este trabalho, já imprimi e vou mostrar a minha mãe, como é bom a gente falar de Mãe, essa santa que nos dar a luz e só nos quer o bem. É de fato um canal de Deus que nos toca e cuida, ampara e ama. Viva o dia das Mães.

9.5.11  
Anonymous Pedro Ailton disse...

Parabéns pelo trabalho véi,esta data é de muito valor pra nóis filhos.Um forte abraço.

10.5.11  
Anonymous Elinete disse...

Lindo o seu texto.Parabéns.

23.5.11  
Anonymous Lanice disse...

Um bela crônica professor, parabéns.

30.5.11  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial