PorBérgson Frota
..
Em 28 de julho de 1926 nascia em Ipueiras um dos seus mais célebres filhos , Jeremias Catunda Malaquias, filho de Luís Malaquias e Maria Catunda.
.
Sendo o primogênito de uma família de cinco filhos este poeta, cronista e escritor dedicou toda a sua vida a divulgar sua terra com um ardor tão raro nos dias de hoje que poderia chamar-se quase uma obsessão.
.
Jeremias Catunda foi membro da ACI(Associação Cearense de Imprensa) tendo sido distinguido com o "Chevron" de ouro pelos seus 40 anos de atividade jornalísticas sendo sócio fundador da Associação Cearense de Jornalistas do Interior, escolhido e premiado em seis congressos da classe como um dos mais atuantes membros.
.
Sócio correspondente da Academia Sobralense de Estudos e Letras, foi correspondente dos : Diários e Rádios Associados, O Povo, Diário do Povo, Gazeta de Notícias, O Estado, Correio da Semana, Gazeta do Centro-Oeste, Folha Regional, Revista Itaitera do Crato, Almanaque da Parnaíba, Ceará Rádio Clube, Dragão do Mar, Radio Tupinambá, Iracema e Rádio Vale do Rio Poty de Crateús.
.
Vereador em três legislaturas seguidas 1947/56, sendo até hoje o mais novo representante do povo na Câmara, eleito em 1947 com 21(vinte um) anos obtendo em 1954 mais de 10% dos votos apurados.
.
Por ocasião do Primeiro Centenário do Município, ocorrido em 1983, publicou "Ipueiras, uma síntese histórica" e em 1985 na Primeira Semana Cultural de Ipueiras lançou o seu livro poético : Versos Versus Minha Vontade.
.
Foi escrivão e coletor da Coletoria Estadual de Ipueiras, escriturário do DAER (hoje DERT) e inspetor de linhas telegráficas do DCT.
.
Jeremias Catunda Malaquias foi uma figura das mais valiosas no campo cultural de Ipueiras, seu trabalho rico em crônicas, poemas e poesias nasceu como fruto de um grande amor pela terra natal.
.
No ano em que o grande poeta, jornalista e contista completou seus 83 anos, deixou de forma plácida entre os seus, as labutas terrenas.
..
Ipueiras se queda em gratidão a mais um filho que partiu para a eternidade, mais um filho que fez da vida um grande discurso de amor inconteste à terra em que nasceu, criou-se, dela nunca apartando-se até novamente a ela juntar-se.
_____________________________
Este trabalho é dedicado a equipe do blog Suaveolens que sempre destacou e respeitou os trabalhos de meu pai como a todos que prestaram uma ou duas linhas de respeito por sua partida.
________________________________
Bérgson Frota, escritor, contista e cronista, é formado em Direito (UNIFOR), Filosofia-Licenciatura (UECE) e Especialista em Metodologia do Ensino Médio e Fundamental (UVA), tem colaborado com os jornais O Povo e Diário do Nordeste, desenvolvendo um trabalho por ele descrito de resgate da memória cultural e produzindo artigos de relevância atual.
.NOTAS DO BLOG: primeiros versos do livro "Versos Versus Minha Vontade", publicado em julho de 1985:
.Não me chame de poeta
não me agrada, não convem
tenho nome é do profeta
maior de Jerusalém.
Jeremias
Saudação de Tadeu Fontenele
O NOSSO VERSÁTIL JEREMIAS CATUNDA MALAQUIAS
.
O nosso Jeremias fez jus ao homônimo do maior profeta de Jerusalém. Todos nós ipueirenses levaremos na memória, quando de nossa passagem para o mundo que ele agora foi, não somente a sua identificação de poeta mas a versatilidade que foi o marco do nosso estimado conterrâneo. .
Jeremias nascido na década de 20 do século passado e eu na década de 50. Começava aí sua condição de versátil: ele conviveu facilmente com gerações diferentes. Vi sua atuação como jogador de futebol e de voleybol, de técnico e juiz de futebol, como político, jornalista, radialista, cronista, orador em todos e quaisquer eventos quando alguém em Ipueiras precisava falar, funcionário público, comerciante, de aficionado pela criação de pássaros (canários e aves - galos de briga), de organizador de festividades e promovente de festas. Neste particular, minha lembrança de uma corrida de bicicletas de Ipu a Ipueiras em que ele narrou pela Rádio Vale do Jatobá todo o percurso, premiou e enalteceu a atuação dos participantes.
.Também, de uma festa que ele promoveu quando da inauguração de energia elétrica de Ipueiras, em 1966, em que denominou de a "Festa do Século", nos salões da Prefeitura, animada pela banda Os Cometas, de Ipu.
.
Fez de tudo e deixou sua marca de um apaixonado pela sua terra natal e um defensor ardoroso de Ipueiras - um bairrista, na saudável acepção da palavra.
Minhas saudações a viúva Professora Ruth Frota Catunda e aos filhos Bérgson, Carlson e Waleska.
.
Tadeu Fontenele
Saudação de Dalinha Catunda
Olá, Jean Kleber,
Ninguém melhor do que Bérgson para falar com todas as letras de seu pai.
Esta biografia é preciosa para nós que queremos saber, e pouco sabemos, sobre nossos poetas.
Eu tive a felicidade de conviver pessoalmente com Jeremias e trocar idéias com ele, o que com certeza me enriqueceu culturalmente.
Que a sua passagem para outro plano, não enfraqueça nossa lembrança.
Parabéns ao Bérgson pelo texto e a você Jean Kleber, pela postagem e por este espaço aberto para as homenagens aos nossos inesquecíveis valores.
.
Dalinha
____________________
Agradeço a Tadeu Fontenele e a Dalinha Catunda, pelas palavras elogiosas à memória de meu pai. Eu e minha família ficamos gratos, ainda por virem de pessoas que com presença sempre se mostraram também filhos dignos de Ipueiras.
Bérgson Frota e Família
5 Comentários:
Biografia suscinta do poeta e cronista Jeremias Catunda, de Ipueiras do Ceará, feita por seu filho, o pesquisador e cronista Bérgson Frota. Desfrutem desta bela homenagem.
Olá Jean Kleber,
Ninguém melhor do que Bérgson para falar com todas as letras de seu pai.
Esta biografia é preciosa para nós que queremos saber, e pouco sabemos, sobre nossos poetas.
Eu tive a felicidade de conviver pessoalmente com Jeremias e trocar idéias com ele, o que com certeza me enriqueceu culturalmente.
Que a sua passagem para outro plano, não enfraqueça nossa lembrança.
Parabéns ao Bérgson pelo texto e a você Jean Kleber, pela postagem e por este espaço aberto para as homenagens aos nossos inesquecíveis valores.
Dalinha Catunda
Agradeço a Tadeu Fontenele e a Dalinha Catunda, pelas palavras elogiosas à memória de meu pai.Eu e minha família ficamos gratos, ainda por virem de pessoas que com presença sempre se mostraram também filhos dignos de Ipueiras.
SEu blog é amaravilhoso
Poderia por gentileza adicionar a ferramenta de seguidores,
adoraria
Prabéns e obrigada por compartilhar consosco!
Pessoal toda homenagem ao seu Jeremias é pouco, grande nome de Ipueiras. Faxer falta e muito.
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial