Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

20.6.08

QUADRILHA

Por
Dalinha Catunda

Maria bonita
vestida de chita
dançava São João.
Em meio a quadrilha,
seguia a trilha
do seu coração.
Coração aventureiro
gostava de Pedro,
e queria João.
João tava difícil,
não foi sacrifício
pegar noutra mão
Viva S. Pedro!
Viva S. João!
Maria era bonita!
E com laço de fita
virou perdição.
Com cabelos trançados,
e seu requebrado,
chamava atenção.
Dançando faceira
esqueceu-se de Pedro,
e também de João.
Nos braços de Antônio
perdeu-se nos sonhos,
ardeu-se em paixão.
Foi aí que Maria
perdeu sua fita
rolando no chão.
Maria aflita
sem laço de fita
engrossou a cintura
e fugiu do sertão
__________________________
Foto: acervo da autora.
__________________________
Nota do blog: com estes versos de Dalinha Catunda o blog Suaveolens integra-se ao apelo das festas juninas.
_________________________________
Maria de Lourdes Aragão Catunda – Poetisa, Escritora e Cordelista. Nascida e criada em Ipueiras-CE, conhecida popularmente como Dalinha Catunda, vive atualmente no Rio de Janeiro. Publica nos jornais "Diário do Nordeste" e "O Povo", nas revistas "Cidade Universidade" e "Municípios" e nos blogs: Primeira Coluna, Ipueiras e Ethos-Paidéia. É membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel. É co-gestora convidada do blog Suaveolens, além de ter blog próprio: (cantinhodadalinha.blogspot).

3 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

O tempo corre célere. Parece que foi ontem (2007) que publicamos crônicas de Bérgson Frota e Dalinha Catunda sobre as festas juninas. Neste ano (2008) estava faltando.Pesquei no blog de Dalinha estes versos diferentes. Sem estrofes, alusivos ao tema. Gostei muito.

20.6.08  
Anonymous Anônimo disse...

Que cruel e real constatação Professor, para os gregos Cronos(o Tempo)devorava seus filhos, e de fato parece que foi ontem a estar eu e Dalinha enviando ao blog trabalhos sobre o São João e as festas juninas. Estou alongando-me no tempo mas como Kant afirmou tempo e espaço são grandezas a priori da mente, não fixarmo-nos muito ao calendário é o remédio. Saudemos as festas juninas e o eterno agora, o único tempo que de fato nos pertençe.Feliz idéia ao republicar este trabalho.

20.6.08  
Anonymous Anônimo disse...

Êta Trabalho de dar gosto, Dalinha amei Quadrilha, salve os três santos do mês, "Vale a pena ver de novo", tudo que é bom. Beijos.

21.6.08  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial