Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

12.11.18

AS CAMISETAS QUE CONTAM HISTÓRIAS


AS CAMISETAS QUE CONTAM HISTÓRIAS
Por
Jean Kleber Mattos

Tradição por aqui, após algum tempo de uso as roupas são doadas em campanhas de caridade para vestir quem delas precisa e não pode comprar. Recentemente minha mulher me pediu que fizesse uma busca no guarda-roupa para destinar algumas peças à caridade.

Foi um momento interessante pois percebi que algumas camisetas contam histórias e, por mais velhas que sejam, delas não queremos nos desfazer, preferindo destinar à caridade roupas mais novas e de qualidade.

E porque este amor às camisetas ditas históricas?

Os motivos são vários. O principal é deles é quando lembramos que a camiseta foi adquirida num momento especial. Um casamento, um aniversário, um encontro, um evento importante, enfim. O outro motivo é o afeto que dispensamos a pessoa que nos deu a camisa. Além disso, e este é um motivo mais prosaico, a qualidade da malha importa sem duvida (risos).

Seguem abaixo fotos de algumas camisetas históricas de minha mala e os motivos de virarem peças de museu.

FOTO NÚMERO 1
Da esquerda para a direita na FOTO número um, vemos a CAMISETA AROEIRA do Centro Acadêmico de Agronomia da ENA-Km 47, no Rio de Janeiro, que ganhei de minha estagiária carioca. Segue a CAMISETA OSCEB que vesti anos passados quando trabalhei num Bazar Natalino em Brasília. Aquele foi um grande Bazar. A terceira é a CAMISETA APA GAMA que ganhei de minha comadre Jeanini Felfili quando ainda viva, no dia em dei uma palestra para seu grupo. Malha de primeira. A quarta faz parte da serie CAMISETAS DE FUSCA que sempre ganho dos amigos que conhecem a minha preferência por aquele carro.


FOTO NÚMERO 2
Da esquerda para a direita na FOTO número 2, vemos a CAMISETA CURSO DE FITOTERAPIA, que proferi em Goiânia pelo Grupo Gral e Pistilo, com o grande mestre Orestes Scavone. A camiseta é promocional e tem meu nome e o do Orestes. Quatrocentas pessoas no auditório. Inesquecível. A lado, cor marrom, a CAMISETA CHICO XAVIER que tem na lapela uma discreta efígie do líder espiritual, a qual adquiri num bazar espírita em Brasília. A terceira ganhei de minha filha quando ela foi fazer o doutorado na França. A quarta é uma camiseta de um encontro internacional de nematologia, que um colega que lá esteve (Canadá) trouxe para mim.

FOTO NÚMERO 3
Da esquerda para a direita na FOTO número 3 temos a camiseta vendida anos passados pelo alunos de Física da UnB, quando eles candidataram a reitor, a cadela que eles criavam no Centro Acadêmico chamada GENI. Segue a camisa APOSENTADO que comprei quando estava em companhia de meu saudoso pai, na Feira dos Importados em Brasília. A terceira é uma promoção de um loteamento que meu cunhado estava lançando em Corumbá anos passados. Muita esperança de sucesso e malha de primeira qualidade. A quarta é a tradição dos homens da família. Torcer pelo VASCO DA GAMA.


FOTO NÚMERO 4
Da esquerda para a direita na FOTO número 4, a primeira camiseta, de côr abóbora, foi um presente de um colega e amigo, co-fundador do Nematology Solutions Associates -USA. A seguinte é uma camisa. Adquiri-a para comparecer à festa de bodas de prata de um amigo, cujo tema era CARIBE. Ela está acompanhada de uma boina Rastafári. O Traje fez sucesso na festa. A terceira adquiri num CONGRESSO NACIONAL DE OLERICULTURA. No bolso caprichosamente bordado vê-se um tomate, alguma folhagem e os dizeres: "Hortaliças sabor e saúde"


***

Jean Kleber Mattos. Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado, até os oito anos de idade. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Doutor em Fitopatologia,  atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial