Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

3.11.18

A PRODIGIOSA ORAÇÃO DE SÃO BERNARDO


São Bernardo de Claraval

PRODIGIOSA ORAÇÃO DE SÃO BERNARDO

(compilado por Jean Kleber Mattos) 

São Bernardo nasceu em 1090, no Castelo de Fontaine, região de Borgonha, França, filho de família nobre. A mãe era conhecida por ser um mulher virtuosa, venerada como bem aventurada. Era o terceiro de sete irmãos.

Era um jovem belo e inteligente. Cedo, ainda aos nove anos destacou-se em literatura na Escola Canônica. Em 1112, aos 22 anos, Bernardo entra na Abadia de Cister, também em Borgonha. Fundou a Abadia de Claraval no vale de Langres em 1115, tornando-se o seu primeiro Abade, com apenas 25 anos. Ele ficou conhecido na literatura católica como Bernardo de Clavaral.

O Mosteiro chegou a ter 700 monges, inclusive Henrique de França, irmão do Rei Luís Vll, que mais tarde foi bispo e arcebispo de Reims. Com o passar dos anos, São Bernardo fundou 72 casas da ordem dos Cistercienses na França e em vários países da Europa. Participou ativamente do Concílio de Latrão, como secretário. Participou também do Concílio de Troyes, onde exerceu grande influência, e do Concílio de Reims, sempre a pedido do Papa, para tratar de todos os assuntos da Igreja.

Sua devoção para com a Virgem Maria era incomparável. Quando estava na Alemanha, na catedral de Spira, ajoelhou-se por 3 vezes dizendo: Ó Clemente; Ó Piedosa; Ó Doce Virgem Maria!, invocações que foram acrescentadas ao final da oração Salve Rainha.

Durante o concílio de Troyes, Bernardo conseguiu o reconhecimento para a Ordem do Templo, os Templários, cujos estatutos ele mesmo escreveu. Além disso, São Bernardo escreveu grandes obras, tratados de teologia, obras defendendo a Fé Católica e a Igreja contra heresias, além de inúmeros tratados sobre Nossa Senhora.

Quando estava para morrer e os monges rezando para que Deus não deixasse, ele disse: Porque desejais reter aqui um homem tão miserável? Usai da misericórdia para comigo e deixai-me ir para Deus. Assim, São Bernardo faleceu no dia 20 de agosto de 1153, aos 63 anos de idade. São Bernardo foi canonizado em 18 de junho de 1174, pelo Papa Alexandre III e declarado Doutor da Igreja pelo Papa Pio VIII, em 1830, por causa de suas pregações e obras escritas.A Festa de São Bernardo é comemorada em 20 de agosto.

O santo compôs uma oração que ficou conhecida pelos prodígios operados na vida dos fiéis. Conhecida como Oração de São Bernardo, é às vezes referida como “Lembrai-vos”,como falava minha mãe por intermédio de quem, por primeiro, tive notícia da prece. Ei-la:

Oração de São Bernardo
Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria,
de que nunca se ouviu dizer
que algum daqueles que recorreram à vossa proteção,
imploraram a vossa assistência
e clamaram por vosso socorro
tenha sido por Vós desamparado.
Animado eu, pois, com igual confiança,

a Vós, ó Virgem entre todas singular,
como à Mãe recorro, de Vós me valho e,
gemendo sob o peso dos meus pecados,
me prostro aos vossos pés.

Não rejeiteis as minhas súplicas,

ó Mãe do Verbo de Deus humanado,
mas dignai-Vos de as ouvir propícia,
e de me alcançar o que vos rogo.

Amém.

(faz o pedido)


Referências principais

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial