Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

17.5.14

A poesia do agrônomo poeta Francisco Alves de Andrade


conselho de amor

meu filho
afasta-te da mulher-sol

ela tem cabelos de ouro
seios de fogo
tentáculos de granito
que esmagarão
os teus sonhos

seus lábios de veludo
guardam miragem enternecida
e têm veneno de morte
na mentira de amor

não procures
a mulher-lua
misteriosa e entorpecida

ela passeia sua nudez
sem desejos
indiferente às serestas
dos que a fitam a vagar
sem abrigo e sem leito

esquece a mulher-estrela
que apagou o sol
matou a lua
e encarcerou-se na distância
de um falso amor a si mesma

não colherão
na flor de narciso
o beijo que cintila
no seu colo ardente

será a seus olhos
o desprezível pó
que rolou da montanha
para um vale triste

foge da mulher-vento
que traz a tempestade
para tua vida

abriga-te da mulher-chuva
que fará transbordar a amargura
da tua paixão

procura a mulher-terra
feita da mesma argila
e da seiva do mesmo sangue
da tua inspiração
ela te abrirá os braços
e mandará teu calor
às entranhas
onde germinam frutos
de libertação

e do encantamento
sem temores
na placidez dos ninhos
e das flores
terás o sol da manhã
doirando a árvore da vida

sentirás brisa e luar
nos teus amores
e da galáxia dos sonhos
baixará a estrela que esperas
no teu coração




***
Prof. Francisco Alves de Andrade e Castro. Nasceu no Sítio Recreio, em Mombaça-Ce, a 21 de novembro de 1913 e faleceu em Fortaleza-Ce, a 6 de outubro de 2001, aos 87 anos de idade. Era filho de José Alves de Castro e de Raimunda Paes de Andrade. Graduado em Filosofia, pelo Seminário Arquiepiscopal de Fortaleza; em Engenharia Agronômica, pela Escola de Agronomia da Universidade Federal do Ceará e em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará. Recebeu o título de Professor Honoris Causa, da Escola Superior de Agricultura de Mossoró e Professor Emérito, da Universidade Federal do Ceará. Foi-lhe concedida a Medalha do Mérito Agronômico do Brasil, outorgada pela Federação das Associações de Engenheiros Agrônomos do Brasil, a 21 de janeiro de 1972, em reconhecimento aos inestimáveis serviços prestados à classe agronômica brasileira e à comunidade nacional, consoante diploma. Foi membro do Instituto do Ceará, da Academia Cearense de Letras e da Comissão Cearense de Folclore. Foi casado com Raimunda Negreiros de Andrade (Mundinha), com quem teve quatro filhos: Raimundo Régis (agrônomo e professor universitário), Tereza Cristina (graduada em Letras e Pedagogia), Pedro José (médico) e Paulo Alexandre (médico).

Site da consulta: mariapereiraweb.net/?area=foto_013

***

NOTA DO BLOG
Conheci-o pessoalmente em 1967, em um Congresso de Agronomia em Recife, mas já ouvira muito falar dele, desde 1963, quando ingressei na Escola de Agronomia do Ceará. Em 1973, jantamos juntos em Brasília, em companhia do agrônomo José Lister Ibiapina Parente, por ocasião de outro congresso da categoria. Nesta oportunidade, presenteou-me com seu livro “mensagens em minúsculas” (não há letras maiúsculas no livro).Transcrevi uma das belas poesias do livro (a que mais gostei), para esta matéria do blog.


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial