Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

2.2.12

LIVRO DE BÉRGSON FROTA EM 2012

"Este livro foi escrito com o propósito de lembrar, e nesta lembrança tocar quem da cidade conheceu seus personagens. Nele está uma tênue nostalgia, uma lembrança tardia, que por mais que queiramos, não volta mais. Tudo se vai, registremos e aproveitemos as histórias, que apesar de terem sido escritas por uma mão, sobre ela pesaram a mão de todos os ipueirenses."
Bérgson Frota
.
.
.
.
.
.
NOTA DO BLOG
O livro apresenta vinte e cinco crônicas, sobre personagens marcantes da história de Ipueiras. Pelos títulos quase sempre é possivel saber de quem se trata:
- O ultimo carnaval
- À mestra com carinho
- As pernas da Carolina
- O caixão escondido
- E o mudo falou
- Boré
- O forró da lua cheia
- O fotógrafo da vida
- Do diário de um pracinha
- Era uma vez seu Idálio
- A pena e o tinteiro
- O jumento cantador
- O velho e o rio
- O profeta da lua
- O berro do bode
- A dama e o piano
- O galo dourado
- A obra prima
- O gênio sonhador
- O vestido de Madalena
- Lembrança de um tio
- O louco Zacarias
- O poeta dos passarinhos
- O telogo
- O saudoso locutor

10 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

É isso aí, caros leitores, especialmente os ipueirenses. Mais um livro dedicado a Ipueiras, desta vez pelo filho do poeta Jeremias Catunda, o escritor e professor Bérgson Frota, honrando as tradições da cidade, reconhecida como um berço de intelectuais.

2.2.12  
Anonymous Pedro Ailton disse...

Parabéns amigo, recebi seu livro, mas quero comprar para a turma da terrinha que vive longe, li sobre o Telogo e a Carolina, gostei muito. O Jumento Cantador me fez rir muito. Seu trabalho é uma jóia de recordação e divertimento. Mais uma vez parabéns.

4.2.12  
Anonymous Magali Sampaio disse...

Bérgson adorei seu livro, gostei do Caixão Escondido e do conto O Vestido de Madalena, não sei se estes personagens são somente de sua terra, mas acho que têm um apelo universal pela sutileza tratada.Parabéns e que outros venham.

6.2.12  
Blogger Dalinha Catunda disse...

Jean Kleber, parabéns pela postagem do significante livro de Bérgson Frota.
Gostei do livro e deste resgate de histórias e personagens que habitaram nossa terra e habitam nossa memória.
Também recebi o livro e fiquei feliz com a bela produção de meu amigo Bérgson

6.2.12  
Anonymous Agnes Silveira disse...

Professor Bérgson Frota, gosto muito de contos e crônicas, meu esposo me deu de presente seu livro junto a outros, mas minha surpresa foi quando eu li um conto bem enigmático, sobre Bartolomeu, vi que era de Ipueiras e não tive dúvida, foi meu amigo e companheiro de luta na ditadura, por isso vi que de forma diferente ele foi escrito, uma bela homenagem a este ipueirense que vocês devem se orgulhar, meu grande companheiro de luta Bartolomeu. Agradeço pela a homenagem feita a ele,que sua alma esteja em paz agora. Parabéns, seus outros contos e crônicas também me tocaram.

7.2.12  
Anonymous Lucinha disse...

Bérgson parabéns pelo livro, a alma de Ipueiras está nele. Gostei dos contos,e a preferência foi sobre o Zacarias e o Caixão Escondido. Beijos, Lucinha.

8.2.12  
Anonymous Anônimo disse...

Comprei três livros pelo endereço eletrônico dado pelo blog, valeu a pena. Parabéns ao autor pela homenagem a nossos irmão ipueirenses já partidos.

9.2.12  
Anonymous Tadeu Fontenele disse...

Caro Jean Kleber,
Li o excelente livro do Bérgson Frota. Em cada capítulo lido foi como uma visita feita a casa dos familiares dos ipueirenses citados que, já vivendo em outro plano espiritual, foram mostrados pelo autor, na forma de prosa poética, como deixaram suas marcas na vida terrena e como foram suas passagens para a eternidade, tendo a lua como testemunha.
Abraços do Francisco Tadeu

21.2.12  
Blogger Jean Kleber disse...

Isso mesmo, caro Tadeu. O livro de Bérgson Frota é uma viagem fantástica à nossa história em Ipueiras. Bom de ler, bem dosado, vale a pena ler. Abraços a você e Fátima.

Jean e Heloisa

22.2.12  
Anonymous Bérgson Frota disse...

O amigo Tadeu Fontenele enviou-me um e-mail, nele acertou todas as figuras, O Vestido de Madalena, é uma homenagem as moças e hoje senhoras que fizeram parte da inauguração do Arco de Fátima e junto uma lição das oportunidades que muitas e muitos recebem da vida e não aproveitam, tais oportunidades nunca se perdem, se não aproveitadas vão para outros. Agradeço pela detalhada leitura, que na realidade teve como fim o e-mail um feito pela ilustre figura que é Tadeu Fontenele. Obrigado.

22.2.12  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial