Por Bérgson Frota
Lembrar a figura de um bom pai, um político e um grande carnavalesco que apesar de não ter nascido em Ipueiras, muito fez por seu progresso no transcorrer do século XX, bem como para a sua história, é uma obrigação a todos aqueles que têm na terra do Cristo Pantocrator suas reais raízes.
.
Camaral Rodrigues Moreira era filho de Valdevino Rodrigues Moreira e Ana Leite Moreira, nascendo em Ubajara-Ce a 11 de abril de 1900.
.
Em 1925 casou-se com Maria Moura Moreira e dessa união nasceram onze filhos :
.
Maria Bambina, Vanda, Anna (conhecida como Anete), Eudora, Ilca, Lialete, Darci Maria, José, Salete, Maria Lia e Edgar.
.
Homem de grande caráter, tinha na política e no carnaval as suas maiores paixões.
.
Na sua longa trajetória foi vereador, tabelião, delegado e diretor do Hospital Nossa Senhora da Conceição.
.
O carnaval em Ipueiras sempre se marcou com sua alegre presença, sendo um folião que se recusava para brincar a bebida a que tantos jovens na época já recorriam.
.
Sua alegria era genuína e contagiava a todos.
.
Costumava ir ao sítio Lamarão a pé, e a caminhada lhe dava ânimo e saúde. Fato talvez que muito tenha influenciado sua longevidade.
.
Como folião sua figura ficou romantizada em Ipueiras, conta-se que depois do carnaval, nas manhãs de quarta-feira de cinzas, acompanhava a banda até a Praça Getúlio Vargas, só parando ao último toque desta.
.
Faleceu no dia 26 de janeiro de 1994, aos 93 anos deixando saudades e um lugar sempre vazio nos salões mominos da cidade.
.
Como sinal de sentido luto a Rádio Vale do Jatobá silenciou duas semanas e o povo sentiu neste gesto a manifestação do profundo respeito e carinho à memória do maior dos foliões que teve a terra ipueirense.
________________________________
Foto do senhor Camaral : Acervo Grandes Personalidades Ipueirenses – de Bérgson Frota.
________________________________
Bérgson Frota, escritor, contista e cronista, é formado em Direito (UNIFOR), Filosofia-Licenciatura (UECE) e Especialista em Metodologia do Ensino Médio e Fundamental (UVA), tem colaborado com os jornais O Povo e Diário do Nordeste, desenvolvendo um trabalho por ele descrito de resgate da memória cultural e produzindo artigos de relevância atual.
NOTA DO BLOG: Camaral Rodrigues Moreira curtia o "Chitão", baile a caráter de grande expressão na cidade de Ipúeiras, semelhante aos bailes juninos atuais, com vistosas fantasias de apelo rural. Daí porque achamos oportuno publicar, justamente agora ao ensejo das festas juninas, este importante trabalho de pesquisa do escritor e memorialista Bérgson Frota.
1 Comentários:
Importante trabalho de pesquisa do escritor e memorialista Bérgson Frota sobre um dos ícones culturais da cidade de Ipueiras do Ceará. Aproveitem.
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial