Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

25.1.08

VIAGEM A IPUEIRAS 2008

IPUEIRAS EM SEIS FLASHES
.
Por
Jean Kleber Matos
.
Visitei Ipueiras de 18 a 20 de janeiro de 2008. Ano passado, na mesma época, eu estava lá, sempre para um fim de semana apenas. Rever amigos, desfrutar o cenário de minha infância e conversar sobre o futuro da cidade, perguntando-me sempre no que eu poderia participar de sua construção.
.
Ipueiras hoje alegra-se com a barragem que será construída em breve, perenizando o Rio Jatobá. Acreditam que um surto de bom desenvolvimento esteja vindo, e não apenas por causa da barragem. Alguns amigos meus, mais amargos, dizem que ela chegou tarde.
.
O fato é que a cidade respira num clima de esperança. Notícias de cursos profissionalizantes implementados na cidade. Pós-graduação (lato senso), até. O Instituto Frota Neto dinamizado, segundo sua diretora Adelaide. Alguns amigos apostando no turismo rural. A equipe técnica que dá apoio à prefeitura é moderna. Avançada. Sintonizada com os apelos da sustentabilidade. Espécies exóticas mostram boa adaptação, não apenas no paisagismo como também na fruticultura.
.
É preciso obviamente arguir sobre o mercado para os possíveis produtos da agropecuária ou do agroturismo, antes de entusiasmarmo-nos.
.
O investimento em educação de qualidade diminuiria o êxodo dos estudantes além de oferecer mão de obra qualificada para os projetos de desenvolvimento da região.
.
Profissionais de outras plagas começam a aportar, por força dos concursos públicos. Somos tentados a sonhar com uma inversão do tradicional fluxo migratório.
.
Enquanto o eldorado não vem, vamos garimpando idéias e fazendo planos. Abaixo, algumas fotos ilustrativas da visita.
Na foto à esquerda, ainda em Fortaleza, um dos dois encontros com prof. Marcondes Rosa. Houve um casual e outro marcado, este com foto, num restaurante chinês do Shopping Iguatemi. Prof. Marcondes foi criado em Ipueiras e, após um longo trajeto na área da educação, o que lhe valeu um amplo reconhecimento da intelectualidade cearense, dedica-se a congregar esforços e idéias principalmente na comunidade universitária, para um desenvolvimento sustentável do Nordeste e do Brasil, incluindo Ipueiras, a cidade de sua infância. O professor coordena dois blogs e dois grupos na internet. Na foto, a esquerda, Heloisa Helena, bióloga com licenciatura e diferenciação em ecologia, ao centro prof. Marcondes e à direita, Jean Kleber. O papo foi seríssimo mas teve momentos de descontração com incursões no campo do extrasensorial.
.
Na foto à direita, nossa chegada a Ipueiras dia 18, com a pose clássica do grupo no calçadão do açude, com pista e ciclovia, arborizado com "Neem" (Azadiracta indica), planta reconhecida por seu poder inseticida, cujas folhas, devidamente formuladas, são utilizadas no controle de pragas pelo departamento responsável pelos parques e jardins da cidade.
Na foto à esquerda, o encontro da feijoada na casa da poetisa e cordelista Dalinha Catunda (terceira a partir da esquerda). Presente o ex-promotor público da cidade Manoelito Matos (o mais alto, ao centro). Presentes radialistas e líderes culturais ligados às festas polpulares (bumba-meu-boi e reisado) com projetos de ampliar o espaço das manifestações culturais na cidade, não as restringindo a uma só data por ano. Discutiu-se a estrutura para o turismo na cidade e a situação e origem dos movimentos sociais na região (este ultimo tópico fi-lo com Manoelito).
.
Na foto à direita, Lutim Malaquias à esquerda, Jean Kleber à direita e ao centro a neta do Lutim, com a sua bisneta ao colo. Um aspecto do clã dos Malaquias que remanesce na cidade. A foto foi tirada após nosso encontro com o Arimatéia Malaquias, Lutim e Fury, no qual muito aprendi sobre a Ipueiras de hoje, além de recordar aquela de nosso tempo de juventude.

Na foto à esquerda, o trem de carga desfilando em frente ao bairro do "Vamos Ver". Durante meu fim de semana na cidade ví o trem passar três vezes, levando, além de containers, rolos de aço (foto) para o Maranhão. O trem, com seu apito nostálgico é uma das marcas indeléveis de minha infância. Naquela época transportava também passageiros.
.
Na foto à direita, as acerolas de Ipueiras. A cidade ja tem uma indústria de polpas de frutas. Várias espécies exóticas apresentam-se com grande potencial na região e não apenas na Serra Grande.
.
Sentí falta de uma lista telefônica. Disseram-me contudo que uma edição está a caminho. Muito há o que se discutir para se ter uma noção sobre o progresso de Ipueiras. Os atores locais: técnicos, políticos, administradores, mandatários, profissionais liberais e proprietários, são os que têm autoridade para um diagnóstico. Meu breve olhar contudo, e meu feeling, deixaram-me esperançoso.
.
Quem sabe, foi o contágio....
__________________________________
Jean Kleber de Abreu Mattos, cearense, nascido em Fortaleza, viveu em Ipueiras dos dois aos oito anos de idade. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco. Atualmente doutor em fitopatologia, é professor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

2 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

Mais uma visita à "terrinha", desta vez mais elaborada. Também mais estimulante, com o reencontro de mais amigos de infância.

10.2.08  
Blogger Dalinha Catunda disse...

Olá Jean,
Quero dizer que foi um prazer muito grande receber você, Heloisa, Vanessa e o namorado, e Ivan,em minha casa. Espero que nos encontremos mais vezes por lá.Só faltou seu Matos.
Um abraço carinhoso,
Dalinha

20.2.08  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial