Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

23.1.08

EM SUA PORTA, O FUTURO

Por
Marcondes Rosa de Sousa

O Povo - 21/01/2008 00:47

Partido do Ceará - provocação de Sérgio Machado. Momento nosso, na economia globalizada, para nós, em histórico reprise da União pelo Ceará e do Pró-Mudanças, contra "a miséria e o clientelismo" "Vocação de resina" impele-me ao juntar forças em cacos: intelectuais, gestores, políticos. Moral política, em baixa, entre nós: 91% no País; 81%, no Ceará.
.
Mundo econômico, sob o ilusório boom da construção civil. Agricultura, nem mesmo a familiar, sob a distorção das "bolsas", nada atentas ao "vicio da esmola", alertado por Gonzagão e Zé Dantas... No mundo acadêmico, o morrer na praia: educação nossa, entre as piores do mundo. Nas IES do Estado, greve crônica. Piso salarial reposto pelo STF adiando-se, sob grosseiros dribles, para "quando todos nós mortos", ouvi de colega.
.
Quadro análogo, na UFC: depressões, descrenças, suicídios até. Área privada, docentes a se queixarem, "jumentos de verdureiros". O apelo ao repensar, como outrora, a nos reunir sob o milagre da reposição de sentimentos e armas. Como outrora, nos anos 80.
.
Em torno de Celso Furtado, a irmanarmo-nos com as perspectivas de um "crescimento a se metamorfosear em sustentável desenvolvimento". E, nesse tom, a indagação "Para onde vai a universidade brasileira?", o País, no diálogo entre os "de dentro" e os "de fora" do mundo acadêmico. Surpreendo-me.
.
De todos os cantos, o "contem comigo". Como os de Paulo Elpídio, a sediar, na UFC dos anos 80, esse clima. E, do frio em Washington, Antônio Gomes Pereira, outrora a indagar o "para onde" dos "jardins de Academo nacional, a nos falar do futuro a nos chegar "de repente, sem sequer bater na porta". E dos tigres asiáticos, "que mudaram de zoológico (...), de vocabulário, prioridade e tecnologia".
.
Você, o que diz?
___________________________
Foto: as hélices do município de Aquiraz, cidade praiana cearense. Energia eólica. Fotografia do gestor deste blog colhida em recente viagem ao Ceará.
___________________________
Marcondes Rosa de Sousa, advogado, é professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Estadual do Ceará (UECe). É uma das maiores autoridades em educação do Brasil. Ex-presidente do Conselho de Educação do Ceará e do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação, é Colunista do jornal " O Povo ", onde mantém seus artigos quinzenais.

1 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

Reiniciamos as publicações de 2008,depois de um breve recesso, com esta crônica exemplar de mestre Marcondes. Deliciem-se.

23.1.08  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial