Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

1.8.16

LETÍCIA E O TORCEDOR DO BOTAFOGO


No início dos anos 1970s, acontecia em Brasília um torneio de futebol Rio-São Paulo. O país ainda celebrava a conquista da Copa do Mundo de Futebol em julho de 1970. Os times eram Botafogo, Vasco e Flamengo pelo Rio e São Paulo FC, Santos e Corinthians por São Paulo.
Brilhavam os craques campeões do mundo, especialmente Rivelino pelo Corinthians e Pelé pelo Santos.
Fui ao estádio Mané Garrincha (modesto na época), no dia do jogo Botafogo x Corinthians.
Por motivo de segurança as torcidas estavam separadas. A torcida do Corinthians na arquibancada da esquerda e a torcida do Botafogo na arquibancada da direita.
O Botafogo fez o primeiro gol. Neste momento, enquanto a arquibancada da direita fervia, a torcida corintiana à esquerda, silenciava.
Foi quando um torcedor botafoguense, portando uma bandeira do time, caminhou em direção à torcida corintiana, chegando bem perto. Foi agarrado e se não fosse a pronta ação de alguns policiais, tomaria uma surra de alguns corintianos mais exaltados.
Despenteado e com a camisa rasgada foi conduzido por um tenente da polícia militar até à torcida do Botafogo.
-Você é louco, cara? Provocando a torcida do Corinthians...quer morrer? Fica na tua ala e não me aparece mais deste lado !
O torcedor voltou para a sua torcida que o recebeu efusivamente. Um herói. Havia provocado a aguerrida torcida adversária e voltara vivo.
Não demorou muito e o Botafogo fez o segundo gol. Comoção geral no estádio.
Eu estava no lance de arquibancada vizinho à torcida corintiana e pude ver o torcedor botafoguense novamente se aproximando, ainda portando a bandeira do time.
Recalcados, alguns torcedores corintianos o chamavam aos gritos para que se aproximasse ainda mais. Antevi um massacre.
Dois policiais militares impediram a aproximação do botafoguense enquanto dez outros procuravam conter o grupo corintiano enfurecido que queria pegar o rapaz.
Grassava na época em Brasília um surto mortal de meningite infantil que deixara a cidade em estado de emergência.
Mesmo contido pelos dois policiais, o botafoguense gritou para os adversários a guisa de uma provocação definitiva.
- Rivelino está com meningite !!!
.......

Algum leitor deve estar me cobrando uma referência à Letícia, conforme o título da matéria.
- Precisa?


........

Foto : site falaglorioso .com. br

Jean Kleber de Abreu Mattos, cearense, nascido em Fortaleza, viveu em Ipueiras do Ceará dos dois aos oito anos de idade. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco. Atualmente é doutor em fitopatologia e professor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial