Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

31.8.16

Ipueiras está de luto, Pedro Aragão - A História de um vencedor - Por Carlos Moreira /Ipueiras

Ipueiras está de luto, Pedro Aragão - A História de um vencedor - Por Carlos Moreira /Ipueiras



Pedro Martins Aragão
Morreu nesta manhã de quarta-feira, 23 de Maio, em Crateús, no Hospital São Lucas, Pedro Martins Aragão. Nascido aos 8 de Abril de 1917, foi nomeado, aos 28 anos, prefeito de Ipueiras, iniciando a partir de então sua carreira política.

Seu pai, Raimundo Ximenes Aragão, incentivou-o no ramo comercial, o que o fez comprar uma mercearia, em 1935. A partir de então, desenvolveu a atividade comercial, chegando a instalar duas filiais de sua loja, sendo uma em Ipu, outra em Hidrolândia.

Foi durante a sua primeira passagem pela chefia do Executivo municipal que Ipueiras teve suas principais ruas dotadas de calçamento e iluminadas a partir de um complexo gerador adquirido em 1948 e que alimentou a sede municipal com energia elétrica até o advento da energia de Paulo Afonso, introduzida no município em 1966 pelo então governador Virgílio Távora.

Em 1949, conseguiu recursos da ordem de Cr$ 5 mil para a construção da ponte que liga a sede municipal ao bairro da estação ferroviária, inaugurada em 1950 por Raimundo Mourão e Melo, presidente da Câmara e prefeito por um período de mais de seis meses, em função do seu afastamento em benefício da candidatura do sogro.

Era casado com d. Maria Dolores Aragão, dividia o tempo entre sua casa e o seu estabelecimento comercial, onde era encontrado todos os dias, sempre disposto a um bom papo sobre a memória política da cidade de que também fez parte. Seu filho, o médico Carlos Matos Aragão, deu-lhe filhos, netos e bisnetos.

Aqui fica publicada a homenagem do blog PRIMEIRA COLUNA a este filho ilustre. Pedro Martins Aragão. em 
quarta-feira, 23 de maio de 2007

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial