Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

5.8.16

"O Sertão"– Primeiro jornal de Ipueiras completou 100 anos

Por
Bérgson Frota
 Há exatamente cem anos, era impresso em Ipueiras pelo futuro historiador e imortal da Academia Cearense de Letras, Hugo Catunda Fontenelle, o pequeno jornal "O Sertão". 
Na época Hugo Catunda tinha então dezessete anos incompletos, mas mesmo adolescente, já mostrava seu grande talento para o pioneirismo e a notável capacidade intelectual que lhe acompanhou até a morte, ocorrida em 7 de março de 1980, em Ipueiras. 
Impresso durante a I Guerra Mundial, há um artigo intitulado "A Guerra", no qual o autor, utilizando dados de Francisco Lins, escritor fluminense, mostrava os altos custos humanos e financeiros do terrível conflito. "É a triste verdade, e no entanto vivemos quase indiferentes a tantos horrores que de um certo modo nos afectam". Comentário tão atual nos dias hodiernos. 
Outros assuntos de "O Sertão" abordavam a vida social da cidade e notícias curtas, mas abrangentes do resto do País. Na última folha, os anúncios dominavam. As lojas locais como A Libertadora e a Loja do Povo tinham destaque, entre os menores um interessante: "Raul Catunda - Prepara com a máxima pontualidade retratos a crayon em ponto grande, (em letras menores), Preços Módicos". 
O jornal anunciava que era impresso três vezes por mês, custando a assinatura por trimestre 3.$.000. Cartas ao mesmo deveriam ser endereçadas ao "director". Estes dados foram retirados da primeira edição de "O Sertão", jornal de que não se sabe se teve outras edições. Encontrado nas ruínas da casa do historiador há cinco anos, pouco se descobriu da existência de outros números. 
O tempo que separa as gerações encarregou-se de silenciar esta pergunta, porém deixou claro para os ipueirenses que com merecimento Hugo Catunda ocupou nº 36 da Academia Cearense de Letras, cujo patrono é o Senador Pompeu. Apresentando um talento precoce, foi valorizado por Raimundo Girão no livro Apresentando um talento precoce, foi valorizado por Raimundo Girão no livro "A Academia de 1894" que o enalteceu dizendo ser seu estilo de aristocrático aticismo, e outras vezes de sabor euclidiano. 
Carlos D'Alge no livro "O Exílio Imaginário" relatou: Nertan Macedo encontrou um brilhante colaborador, e dessa amizade resultou a trilogia: O Clã dos Inhamuns, O Clã de Santa Quitéria e O Bacamarte dos Mourões. Citações de louvor ao notável historiador foram feitas por Raimundo de Menezes no seu "Dicionário Literário Brasileiro" e no "Dicionário de Literatura Cearense". 
A descoberta de "O Sertão" foi então para os ipueirenses e para a comunidade literária cearense um presente, talvez possa ser considerado a primeira obra impressa de um homem que em vida foi conhecido como escritor de punho seguro e detentor de uma linguagem concisa e sazonada pela técnica. (A primeira edição de "O Sertão" data de 17 de março de 1916).


Bérgson Frota, escritor, contista e cronista, é formado em Direito (UNIFOR), Filosofia-Licenciatura (UECE) e Especialista em Metodologia do Ensino Médio e Fundamental (UVA), tem colaborado com os jornais O Povo e Diário do Nordeste, desenvolvendo um trabalho por ele descrito de resgate da memória cultural e produzindo artigos de relevância atual.

1 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

UMA EXCELENTE MATÉRIA, OBRIGADO PELA PUBLICAÇÃO.

6.8.16  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial