Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

1.5.12

FORTALEZA, URBE DE GRANDE BELEZA



Por
Bérgson Frota

Na sexta-feira 13 de abril, tu acordastes linda.
Os teus encantos hoje, assim como naquele dia parecem que foram moldados há milênios a fim de receberes no futuro o nome de fortaleza a rimar tão perfeitamente com beleza, a suscitar o belo de tuas praias, o brilho e pureza de tuas areias, das tuas gigantescas dunas, do belo dos teus coqueirais a fazer de tua orla um colar verde combinando ao mar que te banha, os verdes mares da terra alencarina.
O teu clima é sempre ameno, os ventos que te sopram vagueiam corredores feitos de modernos arranha-céus a tentar detê-los, mas de tão fortes, eles os ventos, acabam por vencer e partir para esfriar o teu sertão.
Quem te abençoou terra lucífera ?
Qual deus te deu tanta riqueza ? Responde-me bela Fortaleza. Pois no teu passado fostes capital de várias nações indígenas que marcaram com nomes bairros teus e inúmeras cidades da qual tu és a capital.
O teu progresso é notório e vibrante.
Tens o maior estádio de futebol do Nordeste, e para nós que te amamos, o mais belo. O maior centro de convenções da América Latina é o teu e para finalizar os superlativos, das cinco mais belas catedrais metropolitanas desse imenso país, uma está em teu território.
No saber, olha o passado, tua venerável Academia de Letras foi a primeira do Brasil. Teus escritores enriqueceram e continuam a enriquecer a literatura da Nação.
Teu povo foi o primeiro a libertar os escravos, tens a herança da liberdade na tua história.
Parabéns bela Fortaleza, nos teus 286 anos tu enches de orgulho o cearense onde no mundo possa ele hoje e sempre estar.


Foto do site : ideiasdemulher.com.br

BÉRGSON FROTA, escritor, contista e cronista, é formado em Direito (UNIFOR), Filosofia-Licenciatura (UECE) e Especialista em Metodologia do Ensino Médio e Fundamental (UVA), tem colaborado com os jornais O Povo e Diário do Nordeste, desenvolvendo um trabalho por ele descrito de resgate da memória cultural e produzindo artigos de relevância atual.

2 Comentários:

Blogger Jean Kleber disse...

Bela crônica. Fortaleza merece. Obrigado, amigo Bérgson!

1.5.12  
Anonymous Daniel Mantras disse...

Bela crônica, parabéns.

3.5.12  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial