DE NORTON LIMA JR. SOBRE PAES DE ANDRADE
Foi Paes de Andrade quem alterou a sistemática do FGTS. Na época, os banqueiros sequestravam o dinheiro do FGTS durante 45 dias, irrigando a bolsa como todos as tenebrosas transações inventadas e ainda a inventar.
Vocês entenderam? Paes teve a ousadia de mexer no bolso dos banqueiros. Quanta petulância. Como pode, um nordestino que pintava o bigode, mexer no dinheiro do trabalhador usado pelos banqueiros no chique mercado de capitais?
Tive a honra de participar da resistência quixotesca de 1998, que tentou eleger Paes para o senado, ao lado de Dorian Sampaio, Sebastião Nery, Mauro Santayama. Um lado sabia escrever verdades e o outro, escrever mentiras. Um lado, ainda tipografia e o outro, videotape. Venceu a mentira e o vídeo — sempre caro de fazer e que envelhece muito rápido, diferente da tipologia da letra que fere a fogo. Na época, o cearense e também o brasileiro votou enganado a favor da manutenção de um governo perdulário...
Paes também autorizou a construção do açude Castanhão, que garante o abastecimento d'água para Fortaleza. Ele fez muita coisa, Paes não é uma nota de pesar. É um livro, um longa metragem, um docudrama sobre como a coisa ruim ainda persegue fácil a coisa certa no nosso Brasil.
A última vez que encontrei com o Paes: — Hey Paes, como vai? Ele respondeu retumbante: — Cortando vento com espada de pau como se fosse de aço toledano. Sorri, feliz é o povo que tem um líder orgulhoso de ainda ser uma criança.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial