Suaveolens

Este blog foi criado por um cearense apaixonado por plantas medicinais e por sua terra natal. O título Suaveolens é uma homenagem a Hyptis suaveolens uma planta medicinal e cheirosa chamada Bamburral no Ceará, e Hortelã do Mato em Brasília. Consultora Técnica: VANESSA DA SILVA MATTOS

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Cearense, nascido em Fortaleza, no Ceará. Criado em Ipueiras, no mesmo estado até os oito anos. Foi universitário de agronomia em Fortaleza e em Recife. Formou-se em Pernambuco, na Universidade Rural. Obteve o título de Mestre em Microbiologia dos Solos pelo Instituto de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. Também obteve o Mestrado e o Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

18.12.14

EXISTE O COXINHA RADICAL?





Por 

Jean Kleber Mattos

Segundo Roger Costa, no artigo intitulado O COXINHA -- UM OLHAR SOCIOLÓGICO (link) o termo é utilizado, pelo menos desde a década de 80, para se referir aos policiais civis ou militares que, mal remunerados, recebiam também vales-alimentação irrisórios, popularmente conhecidos como “vales-coxinha” (os professores também recebem, mas não herdaram o apelido por já carregar consigo estereótipos e nomenclaturas mais ofensivas e pejorativas). 

Nas redes sociais atualmente o coxinha é identificado por ser alguém “de direita”, homofóbico, machista, elitista, genocida, anticomunista, às vezes com traços até meio nazistas. No entanto, não acredito em coxinhas radicais. Esse monstro não existe, na minha leitura. Raros seriam capazes de assinar todas as expressões abaixo.

Ser coxinha é geralmente um comportamento meramente reativo. O argumento do coxinha assumido dificilmente resiste a uma proposta de bom senso. Conheço pessoas ótimas às quais prezo como amigos e que têm, via de regra uma postura de coxinha. Nem por isso tenho menos amizade a eles, assim como tenho amigos comunistas, aos quais também prezo. 
Eu mesmo de vez em quando me surpreendo dizendo, quando diante de um crime hediondo,: “ se houvesse pena de morte isso não aconteceria”. Reação. Pura revolta. Se você me der quinze minutos de reflexão eu já não estarei tão radical. Como se explica? Questão de lastro.
Quase todos nós fomos criados em país cristão e recebemos durante toda a vida mensagem de amor ao próximo, paz, caridade e compaixão, que também são valores fortemente defendidos por religiões orientais. Obviamente não podemos esconder as mazelas reveladas no seio das igrejas, mas o que importa é a interiorização da mensagem e sobretudo a nossa fé na vitória do amor. Ainda acho que sou um tanto coxinha. Querer o progresso e a inclusão social e econômica são característica do “bom coxinha”, não acham?
Ninguém é totalmente coxinha. Examine as 35 expressões abaixo e veja quão coxinha você é:

1. Greve é coisa de vagabundo
2.Trabalhamos para sustentar nordestinos. Separatismo já!
3. Bolsa família cria vagabundos
4. Orgulho de ser homofóbico
5. Cura gay é porrada
6. Intervenção militar já !
7. Salve 31.03.1964 !
8. Mulher de roupa curta quer ser estuprada
9. Não vai ter copa
10. I Love USA
11. Linchamento sim. Mate um bandido.
12. Joaquim Barbosa para presidente
13. O Brasil é uma merda. Vivam os USA
14. Na ditadura não tinha baderna
15. Bandido bom é bandido morto
16. O trânsito está uma bagunça porque pobre tem carro
17. O plano real de FHC salvou o Brasil
18. Índio quer terra pra que ?
19. Fora petralhas
20. Abaixo a ditadura gay
21. O povo da Venezuela quer democracia. Fora Maduro!
22. O povo da Ucrânia quer mudanças. Viva a U.E. !
23. Cuba é uma ditadura sanguinária
24. O governo do PT é o mais corrupto de todos
25. Israel apenas se defende do terrorismo do Hamas
26. Black-block é terrorismo
27. Fora comunistas !
28. O PT acabou com a Educação
29. Fora bolsa esmola
30. Impeachment da Dilma !
31. Fora PT
32. Imagine na Copa
33. Cadeira elétrica para os mensaleiros
34. Ser rico perdeu a graça. Numa ida a Paris ou Nova York periga-se dar de cara com o porteiro do prédio.
35. Pena de morte, já!


Figura:  site forum jogos uol com br

Sugestão de leitura




0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial